George Stubbs – O Pintor dos Cavalos

George Stubbs foi um pintor inglês do século XVIII conhecido como “O Pintor dos Cavalos”. Nascido em Liverpool, cresceu entre selas e artigos de montaria em couro feitos pelo pai, o que levou à grande admiração pelo universo equestre, do qual se tornou um grande intérprete.

Iniciou-se como pintor de retratos provincial e, para melhorar sua precisão, estudou anatomia em uma faculdade de medicina, quando foi chamado a ilustrar um livro sobre obstetrícia do Dr. John Burton. Em sua trajetória dissecou cadáveres equinos, suspendendo-os para chegar a várias posições. Estes estudos deram origem ao livro “A Anatomia do Cavalo”, publicado em 1766 e levou as pinturas de cavalos de Stubbs a serem consideradas .entre as mais precisas da época, com um trabalho “lírico e que transcende o naturalismo”.

A pintura de George Stubbs só começou a ser reconhecida no meio artístico no Século XX . Em sua época ele era conhecido apenas por um estreito círculo de desportistas aristocráticos e amantes do cavalo, para seus contemporâneos , ele era um mero pintor de cavalos. Uma visão crítica ampliada do século XX revelou toda a extensão de sua realização, suas inovações, originalidade e poder.

O trabalho de George Stubbs chama a atenção por colocar o cavalo como tema principal – até então, o animal era mero coadjuvante, onde o foco era o cavaleiro ou o esporte retratado.

Dentre suas obras mais conhecidos estão a série “Cavalo atacado por um leão”, 1768 – 1772 e o garanhão árabe Whistlejacket, 1762

Whistlejacket é considerado a obra prima de George Stubbs, foi pintado durante uma temporada em que ele foi convidado pelo Marquês de Rockingham para ficar em sua casa de campo em Yorkshire pintando retratos de seus cavalos.

Chama a atenção pelo tamanho (2,92m x 2,46m) e pela ausência de plano fundo (apenas algumas sombras discretas) – muitos consideraram que a tela estava inacabada, porém as características da pinturas levam a crer que isto foi proposital. A obra foi descrita no The Independent como “um paradigma da beleza impecável de um puro-sangue árabe” e hoje se encontra na National Gallery, em Londres.

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